sexta-feira, julho 07, 2006

Mademoiselle Publicité

Muitos perguntam qual o fundamento da Publicidade..
Uns respondem que é para tentar mostrar o que há, o que há de melhor, o que há de eficaz e eficiente, o que há de bonito e belo.

Estava eu a visitar alguns blogs (relacionados todos eles com publicidade), e eis senão quando existe um que cativou a minha atenção.

Aqui ponho uma pequena definição do que realmente é a Publicidade nos dia de hoje:

" Publicité ne fait qu'une est une seule chose : exploiter nos propres peur (par exemple, les assurances), nos propres défauts, notre envie de paraître bien, notre goût à être comme une star, comme la tendance, comme les amis(es), notre envie de paraître mieux que le voisin (tu as la BMW cinq vitesses alors je vais prendre la BMW neuf vitesses).... ni plus, ni moins, mademoiselle Publicité ne fait que ce que nous faisons au quotidien : donner une illusion de nous même à ceux qui nous entoure."

Para quem não é grande fã da lingua francesa, passo a traduzir:

"Publicidade não tem somente uma função mas sim várias como explorar o nosso próprio medo (por exemplo, os seguros), os nossos próprios defeitos, o nosso desejo de parecer bem, o nosso desejo de ser como uma estrela, como a moda e como os amigos (es), o nosso desejo de parecer mais que o vizinho (tens o BMW de cinco velocidades então eu tenho BMW de nove velocidades).... nem mais, nem menos, a menina Publicidade faz apenas o que fazemos no dia-a-dia: dar uma ilusão de nós próprios áqueles que nos rodeiam."



(Desenho da minha autoria)