sábado, setembro 23, 2006

Doutores e Desempregados

Reportagem SIC : Domingo, a seguir ao Jornal da Noite


"O número de desempregados com doutoramento e mestrado não pára de crescer. O mercado não absorve alguns dos quadros mais qualificados de Portugal. E a situação é ainda mais difícil para quem estuda no estrangeiro e regressa com doutoramento. A Reportagem SIC foi tentar perceber porquê, e encontrou casos dramáticos."


"Como o de Isabel Canto de Loura, 50 anos, dois filhos, doutorada em Biologia Marinha pela Universidade de Paris, com licenciatura tirada no Canadá e no Reino Unido. Tem um curriculum singular, mas nunca conseguiu entrar no ensino público. Deu aulas no secundário e em universidades privadas. Apesar de tudo tinha uma vida estável. Mas em 2002 tudo mudou. Perdeu o emprego, foi obrigada a desfazer-se de todos os bens, viu os filhos partirem para casa do ex-marido. Durante um ano e meio praticamente viveu no carro.

O testemunho desta bióloga marinha – que pode ser visto depois do Jornal da Noite de domingo – impressiona menos pela violência das palavras do que pela forma com que foram enunciadas. O nó na garganta com que Isabel fala não pode deixar de contaminar os espectadores, com tocou os repórteres da SIC. Coisa revoltante ouvir de uma pessoa que se doutorou, aos 30 anos, em França, que pensou suicidar-se por falta de trabalho e de recursos financeiros para alimentar os filhos. Porque é que um país como o nosso desperdiça alguns dos mais habilitados profissionais? Porque é que um doutoramento tirado no estrangeiro não é considerado uma mais valia pelo mercado nacional?

Porque é que mestres e doutorado começam a ocultar as suas habilitações quando procuram emprego… é a questões com estas que a grande reportagem “doutores e desempregados” tenta responder. Conheça as respostas no domingo a seguir ao Jornal da Noite."

Sic

Vale a pena pensar e reflectir num dos grandes problemas que preocupam grande parte dos recém-licenciados, e doutorados da nossa sociedade.