sexta-feira, dezembro 08, 2006

Criatividade Perigosa

Estava eu folheando o Expresso, e eis que me deparei, na secção de "Expresso Empregos", com um artigo bastante interessante e real nos dias de hoje.
Interessante para quem se preocupa com a sua "aparência" no papel e de quem procura emprego.


Tema de capa

"Há quem goste de marcar pela diferença até quando envia um curriculum. A ideia pode ser original e criaiva mas tenha cuidado. O seu "tiro" pode falhar o alvo.

Quem recruta gosta de objectividade, síntese e conteúdo. Os currículos com apresentações criativas têm uma taxa de risco largamente superior à de sucesso. (...)

Quem defende que a originalidade na abordagem ao mercado é meio caminho andado para encontrar um emprego, pode estar redondamente enganado. Os curriculos com apresentações criativas e surpreendentes, capazes de fazer perder a respiração do recrutador têm uma taxa de perigo largamento superior à de sucesso.Na maior parte das vezes, garantem os especialistas, a vontade de cair em graça acaba em desgraça para o candidato que não consegue controlar a sua originalidade.O emprego vai, regra geral, para o autor de um currículo mais sóbrio, com capacidade de síntese, mas muito conteúdo. (...)

(...) Miguel Abreu « senior consulting» da Ray Human Capital afirma, para quem "cada vez mais os currículos têm de ser mais objectivos do que criativos, dando resposta a requisitos muito específicos". Contudo, Miguel Abreu não nega que a apresentação e o «layout» são importantes e a criatividade na apresentação pode também ser útil, mas apenas se o recrutador salientar esse ponto como fundamental. O consultor adianta que " fazer um curriculo é vender um produto, e, nesse sentido, o candidato deve saber destacar (em função das exigências e actividade da empresa a que se candidata) os seus pontos fortes e mostrar o seu trabalho". Mas não considera que a melhor forma para mostrar, seja uma apresentação ostentisiva. (...)
(...) é importante que o candidato saiba adequar o currículo à cultura organizacional da empresa para onde está a concorrer, indicando que teve o cuidado de se informar sobre aquela organização.
(...) O tempo é de sobriedade e conteúdo."

Texto de Cátia Mateus